O Imposto de renda é uma declaração fundamental para que o contribuinte esteja regular om a Receita Federal. O IR é referente aos rendimento tributáveis anuais, mas vale lembrar que existem alguns gastos que podem ser deduzidos do imposto de renda. Você sabe quais são? Nem tudo pode ser descontado, então confira a seguir quais as despesas que podem ser deduzidas do IR.

O que é a declaração do imposto de renda?

O Imposto de renda é a declaração anual dos rendimentos tributáveis do contribuinte que se encaixa no regulamento do IR. Este imposto se divide em duas categorias: o IRPF, Imposto Para Pessoa Física e o IRPJ, Imposto Para Pessoa Jurídica.

Declarar o IR é muito importante, por isso, é preciso ficar de olho nas informações anuais. Se você ainda tem dúvidas quanto o valor do imposto de renda, verifique a tabela IRPF 2019.

Você sabia que pode realizar a sua declaração do Imposto de Renda 2019 sem sair de casa? O Governo e a Receita Federal desenvolveram uma ferramenta que permite a declaração do imposto de renda via internet.

O que pode ser deduzido do IR?

O imposto de renda é referente aos rendimentos tributáveis, por isso, vale enfatizar que há algumas despesas que podem ser descontadas do valor total do IR. Nem tudo pode ser declarado, portanto, para não acabar informando dados errados ou emitidos valores, saiba o que pode ser deduzido do IR.

No caso de quem paga pensão alimentícia determinada por ordem judicial, o gasto pode ser deduzido. O mesmo vale para os dependentes legais. Também podem ser registradas despesas com educação como: ensino básico, curso técnico ou superior, pós-graduação, tanto para o contribuinte quando pata os seus dependentes.

Despesas médicas, hospitalares e gasto com aparelhos ortopédicos podem ser deduzidos do total. O mesmo vale para a Previdência Oficial e a Previdência Privada.

Como funciona a restituição do IR?

Depois de realizar as deduções do IR, pode ser que você acabe tendo um valor a recebe da Receita Federal. Quando isso acontece, fica disponível para o contribuinte a restituição do imposto de renda.

A restituição é efetuada em determinado período, por isso, quem tem direito ao recurso deve ficar atento ao pagamento. Vale lembrar que em alguns casos, pode ser que após os cálculos do IR, fique um valor pendente a ser pago por você. A cobrança é realizada pela Receite Federal. Caso tenha maiores dúvidas, entre em contato com o órgão responsável pela sua região!